fbpx

Todos nós sabemos que a amamentação tem imensos benefícios para a mãe e principalmente para o bebé. Mas também existem muitos obstáculos à mesma, que muitas vezes vêm contribuir para o abandono da amamentação precocemente.

Quando perguntamos às mulheres, quais foram os maiores obstáculos com que se debateram ao longo do período de amamentação dos seus bebés, surgem-nos frequentemente diversas queixas.

A maior parte das vezes uma mulher não consegue falar abertamente dos problemas que teve com a amamentação, pois tem receio de ser julgada. Erradamente julgada, pois quando olhamos para a imagem fantástica de uma mãe a amamentar o seu filho, de sorriso na cara e a transmitir uma enorme tranquilidade, a sensação que temos é a de que o aleitamento materno é algo simples, natural e intuitivo, como se fosse algo que nasce com a mulher.

O que a grande maioria das pessoas não sabe, é que existem muitos obstáculos que podem prejudicar o sucesso do aleitamento materno. Em Portugal apenas cerca de 30% das mulheres amamentam em exclusivo até aos 6 meses de idade, tal como recomenda a OMS.

A falta de apoio e informação são dos principais fatores que levam, a que nos 3 primeiros meses de vida do bebé, as mães desistam de amamentar. A dor, os mamilos rasos ou invertidos, a sensação de ter pouco leite, as mamas muito cheias, a má pega e outros, vêm juntar-se a estes fatores.

Felizmente muitos destes problemas têm solução! Saiba como superá-los, de forma a oferecer ao seu bebé o melhor alimento do mundo: o leite materno!

A melhor forma de se preparar para a amamentação é obtendo informações de qualidade e contar com o acompanhamento de profissionais que possam ajudá-la e orientá-la nas suas decisões, durante todo esse processo. Para isso podem contar com o apoio das nossas enfermeiras especialistas e conselheiras em amamentação pela Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés (CNIAB).

Enfermeira Cláudia Silveira

Desafios da amamentação
Tagged on:     

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *